LOCALIZAÇÃO E ROTEIRO TURÍSTICO

Esta página e os mapas, foram elaborados com a intenção de elucidar, todos aqueles que ainda não visitaram esta linda Ilha, da situação geográfica da freguesia de S. Jorge, assim como do "Refúgio das Faias".

"São Jorge tem uma área de 18,3 km2 e dista cerca de 50 km do Funchal e 9 km da sede do concelho (Santana). Está situada no extremo norte da ilha da Madeira, junto da Ponta de S. Jorge, sendo atravessada pela ribeira com igual designação. A norte é limitada pelo Oceano Atlântico e a sul pela cordilheira do Pico Ruivo".

Para os que pretendam saber um pouco mais sobre o concelho de Santana, aconselho-os a consultar o site http://www.cm-santana.com/.

Afim de chegar a S. Jorge e para aqueles que partem do aeroporto (Concelho Santa Cruz), deverão tomar a via rápida, em direcção a Machico / Caniçal - Porto da Cruz / Maroços - Porto da Cruz (passando pelos túneis) / Porto da Cruz / Faial / Santana / S. Jorge (aprox. 30 Kms).

Após 20 minutos de condução, chegarão à rotunda de Santana onde, à vossa esquerda, está o supermercado SÁ e uma bomba de gasolina. Este supermercado é o único, desta envergadura, na costa Norte e se por cá ficarem, nas vossas férias, este é o sítio ideal para fazerem as vossas compras.  No troço entre Santana e S. Jorge, passarão pela entrada para as piscinas de S. Jorge. Estas piscinas são muito agradáveis, principalmente para aqueles que se fazem acompanhar por crianças.

Subindo a encosta e após passarem por outra bomba de gasolina, chegam  ao centro da freguesia de S. Jorge, tendo à vossa direita uma rua que vai dar á igreja e o caminho municipal que continua em frente.  Deverão seguir pelo caminho municipal.

A partir daqui, deverão seguir o mapa que elaborei, até chegarem ao "Refúgio das Faias"



A partir do "Refúgio das Faias" e se decidirem descer, irão ter à Fajã da Rocha de Baixo onde, se o bar estiver aberto, poderão tomar uma "poncha" ao som das ondas ou simplesmente ficar na esplanada a ler um bom livro. Também é um sítio espectacular para apanhar lapas e caramujos.  No entanto, notem que o mar do Norte não é o ideal para os seus banhos de Verão, aqui, deverá usar a poça que foi escavada no cascalho, para esse propósito deve dirigir-se ao complexo  balnear de S. Jorge, do Faial ou do Porto da Cruz.

         

ROTEIRO TURÍSTICO

A cidade de Santana, tem muitos pontos de interesse e para os amantes da natureza, interessados em calcorrear um pouco, existe vários passeios espectáculares, tais como:

- Queimadas - poderá chegar lá de carro
- Caldeirão Verde - 12 Kms - 5h00
- Homem em pé - Poderá chegar lá de carro
- Pico Ruivo - Soberbo. Só a pé 
- Rocha do Navio (Teleférico)

Também aconselho, vivamente, uma visita ao Parque Temático descrito no site da Câmara Municipal da Madeira, da seguinte forma: "O Parque Temático da Madeira é um amplo espaço com 7 hectares de área útil, onde visitantes de todas as idades poderão embarcar numa viagem de descoberta pela Madeira e Porto Santo, conhecer a sua história, familiarizar-se com a cultura e tradições das suas gentes, vibrar com a beleza invulgar das suas paisagens, explorar um imenso Parque-Jardim, sentir a força de uma natureza viva e única"


S. Jorge, o seu destino final, com um clima ameno e terrenos férteis, sem grandes acidentações, oferece boas condições de vida dentro de um esplendoroso e pitoresco ambiente, propiciando ao visitante belos e surpreendentes panoramas nalguns miradouros, tais como: Miradouro do Pico, da Vigia, da Boca das Voltas, das Cabanas, etc.

Também aqui existem vários itinerários pedestres tais como: A foz da Ribeira, o caminho velho até Santana, os diversos percursos desde o calhau da Ribeira de S. Jorge ou o percurso do Ribeiro Bonito que aconselho, por ser de pouca duração e muito bonito.